18/08/2015| CATEGORIA:

Blog + Trabalho – #ComoFaz?

Oi, oi, oi!

Este post foi sugestão de uma leitora, a Alice, que recentemente criou um blog, e pediu um help no quesito: Como conciliar trabalho com o blog. Trabalho formal, quero dizer. 😉

Ufa, são tantas emoções.

E eu não tenho uma fórmula.

Em primeiro lugar, sim: blog é trabalho. Blog é compromisso, é profissionalismo. É exercício de criatividade, de se reinventar, se sair da mesmice, sempre.  É dedicação de horas. E horas.

Um post demora horas para ser escrito, para as fotos serem editadas…. Video, então, nem se fala! Arruma o quarto (#bagunça), toma banho, arruma o cabelo, filma a make, tira foto da make, escolhe as fotos, escreve post, edita o video, renderiza o video, sobe o video pro Youtube. UFA!

Mas, acima de qualquer coisa, independentemente do trabalho que dá, a gente TEM que ter amor. Muito amor envolvido. Ainda mais quando se tem um outro emprego, como eu, que sou professora de inglês e coordenadora de um curso – trabalho que também amo. Ou seja, me sobram apenas as horas de folga para postar, filmar, editar, responder emails, comentários, ir a eventos etc etc. Se eu não fizer tudo isto porque gosto muito, vira obrigação. Aí, não.

Eu criei este blog com um lema que me guia e que, sempre que fico muito assoberbada, tensa, estressada (porque eu fico assim quando não dou conta de tudo!), eu faço questão de respirar fundo e lembrar: O blog é meu momento de curtir. Tem que ser feito por amor. Nunca, jamais, por obrigação. Nunca postei NADA por aqui porque me senti obrigada. Já deixei de postar muitas vezes porque estava atolada de coisas na escola e, quando chegava em casa às 21:00 (minha rotina é bem diferente), eu só queria comer e dormir. Guardei a ideia, e escrevi depois, quando estava 100%.

Não fazer por obrigação não quer dizer falta de comprometimento. Pelo contrário! É justamente por ter muito comprometimento com minhas leitoras amadas que só me dão alegria que faço questão de só escrever posts com amor no coração, tempo e disposição. Se eu fizesse algum post por obrigação, vocês perceberiam na hora. E este blog sou eu. 100% eu, na sinceridade de cada palavra.

Então, meninas que têm dois empregos – sim! são dois empregos rsrs… – lembrem-se de uma coisa: cuidem da saúde de vocês acima de tudo. Eu deixei a minha de lado por um tempo, acabei ganhando peso e ansiedade. Graças a Deus e à minha nutri Cristina Marques, os quilos foram embora, a saúde voltou, e ficou a lição.

No mais, realmente, você vai ter que abrir mão do descanso completo aos finais de semana; de ver TV quando chegar do trabalho; de jogar conversa fora com as amigas no horário do almoço. Vai agradecer o feriado prolongado para poder filmar, escrever, programar posts. Mas, pode ter certeza: se você amar o que faz, não vai sentir que está perdendo nada. Pelo contrário: está ganhando uma troca imensurável com pessoas incríveis pelo Brasil – e mundo afora. Vai aprender muitas coisas bacanas sobre o mundo dos blogs, e crescer muito pessoal e profissionalmente.

E outra coisa que ajuda muito é organizar-se. Planejar posts, programá-los, anotar as ideias no telefone sempre que elas vierem, e ter tudo anotado bonitinho para não se esquecer. Afinal, é muita coisa pra lembrar!

Pra fechar, uma curiosidade: muita gente faz a mesma pergunta quando ficam sabendo do meu blog: “Nossa, mas tem assunto pra tanto post?” E eu sempre respondo: “Ideias nunca me faltam. Só me falta o tempo.” E eu me sinto muito abençoada por gostar tanto deste cantinho e me sentir sempre tão, mas tão motivada a escrever. E você – você mesmo! Você aí, lendo este post,  é a grande culpada de tudo isto.

Muito amor por vocês e pelo blog!

Alice, espero ter te ajudado com meu post filosófico!

Até o próximo post, meninas lindas!

 

CONTE PRAZAMIGAS!
elasporelasblog

14 Comentários

  • Caroline says:

    Olha q linda amei e me identifiquei.
    Que Deus te abençoe

  • Amei o seu post descreveu minha atual situação. Também estou com 2 empregos(blog é um) e faculdade. As vezes fico tão chateada que não consigo poostar. Mas fazer pela metade eu também prefiro não fazer. Estou me.organizando pra deixar tudo pronto pra semana toda. Conaigo com o blog, mas o youtube como vc falou requer mais tempo.

    De verdade adorei cada palavra.

    Beijos

  • Bom Rê, tu ajudou a Alice e me ajudou também. Criei um blog há uns 3 meses e me vi nessa mesma situação: conciliar os 2 empregos. Concordo com você, tem que ter amor, muito amor porque não adianta fazer algo só por fazer, postar só por postar. Graças à Deus, tenho amor pelo o que faço e o blog é minha distração, meu momento pra desestressar…
    Adoro seu blog e tô sempre por aqui, acho que você já percebeu né? rsrs
    Beijos : )

  • Alice Amaral says:

    Rê, simplesmente AMEI o post!! Vc me ajudou muuito e pelo que li nos comentários esse post ajudou muita gente tbm!! Estou muito feliz e mto grata por ter atendido o meu pedido de ajuda. Vc disse tudo o que eu sinto: fico mto chateada quando não consigo postar, mas tenho que fazer com amor e não só fazer por fazer. E eu gosto muuito do que eu faço. Tenho agora é que me organizar e criar o hábito de aproveitar TODOS os momentos livres possíveis, já que antes eu aproveitava esses momentos para ver TV, bater papo com as amigas, etc… Duas coisas que eu acho que tbm são fundamentais nesse caso é ter mta disciplina e força de vontade! E uma coisa que agora vou fazer tbm é cuidar da minha saúde: me alimentar melhor e fazer atividade física. Por ficar super atolada de tarefas, ansiosa e até estressada, deixei de lado totalmente minha saúde. Mais uma vez muito obrigada Rê! Ler esse post me fez me sentir melhor e mais animada com o meu trabalho no blog! Bjo grande! 🙂

  • Letícia Guignone says:

    Por causa de posts como este, é que tô sempre por aqui 😉 Sei que estava meia ausente, mas “tô voltando para o nosso cantinho”, hihihi. Como é bom poder contar com suas dicas em todos os quesitos Rêh. Moda, kbelos, unhas, dicas sempre sensacionais de produtos, makes incríveis, enfim, vc é tudo de maravilhosa e muito mais. Q Deus continue sempre te iluminando para que vc possa sempre nos abrilhantar em tudo linda!!! Bjus, bjus e sinta-se em um abraço beeeeeeeeeeeeeem apertado 😉

  • Caciane says:

    Rê, é por isso que eu te adoro, por ser 100% sincera, expor sem medo a verdade, o que gosta, o que não deu certo pra vc, continue sempre assim, que Deus te abençoe te ilumina cada vez mais.
    Bjussss.

    • E o que eu mais prezo é esta confiançs, pois, sem ela, o blog não é nada.
      Pode ter certeza de que vocês são minha prioridade e foco, sempre!
      Amém para nós todos, Caciane querida! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *