04/08/2014| CATEGORIA:

Maquiagem é bobagem?!

Eu não sei se é uma coisa minha, se é loucura ou “Rê, você está vendo chifre em cabeça de cavalo”, mas eu tenho a impressão, muitas vezes, de que muitas pessoas associam o amor que muitas mulheres (como eu) têm por maquiagem e produtos de beleza a uma vaidade negativa, uma futilidade boba.

Outros acreditam que gostar de se maquiar é gostar de se esconder, de negar os próprios defeitos como se pensássemos ter a obrigação de sermos perfeitas.

Eu posso dizer, olhando nos olhos de qualquer uma destas pessoas, que maquiagem não é nada disso. Para mim.

Maquiagem é arte; é brincar com o próprio rosto; é adaptá-lo à alma do dia; é desenhar. Só que na pele. É criar e jogar com cores, como o artista faz na tela. Com a vantagem de estarmos criando em nosso próprio rosto, tão familiar e NOSSO.

maquiagem não é bobagem (2)

Eu já vi maquiagem ser uma alavanca maravilhosa para ajudar muita gente a se sentir melhor. Até a sair de um estado profundo de tristeza. E estas pessoas não escondem seus defeitos. Não acham que têm que ser perfeitas. Não negam que a vida vai muito além desta casquinha que a gente chama de corpo.

Mas, sim, sentir-se bem consigo mesmo é uma necessidade humana. Estarmos confortáveis na casquinha ao olharmos no espelho faz qualquer ser humano se sentir serenamente encaixadinho ali dentro.

maquiagem não é bobagem

E, mais uma vez, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Gostar de cuidar da aparência (evito a palavra “vaidosa” e sua conotação negativa) não significa não gostar de ler. Gostar de cuidar da pele não significa só falar disto. Amar batons não quer dizer ser uma cabeça oca que julga os outros pelo número de poros abertos.

Há inúmeros exemplos de campanhas bacanas, blogs e pessoas incríveis que superaram vários obstáculos através da paixão por maquiagem e pelo cuidado com a beleza.

A Flávia Flores, admirável blogueira do Quimioterapia e Beleza, fala muito disto, olha só a descrição do blog dela:

Quimioterapia e Beleza é um projeto que acredita que a autoestima elevada é o segredo para um tratamento quimioterápico bem sucedido; sem sofrimento, sem pena de si mesmo, sem perder a feminilidade, o bom humor e a vaidade.

Neste  depoimento, a blogueira americana Emily Noel, que está grávida, conta como as pessoas julgam um problema de pele hormonal pouco conhecido (melasma) e como a maquiagem pode te poupar de muito bullying (uma pessoa muito rude disse a ela que ela tinha sido socada no olho e que ela deveria resolver a questão com seu marido).

Estes dois videos da Dermoblend mostram como duas meninas (uma com vitiligo e outra com acne) conseguem passar despercebidas na rua após a aplicação de cosméticos, quando, antes, eram julgadas e tinham dedos apontados para si.

Resumindo, eu gostaria de viver em um mundo onde as pessoas rotulassem menos pela aparência. E que julgassem menos quem gosta de cuidar da aparência.

Mais amor, por favor.

Beijos!

CONTE PRAZAMIGAS!
elasporelasblog

23 Comentários

  • Concordo plenamente com você Rê!!
    Eu aprendi a gostar de maquiagem com blogueiras como você, que nos ajudam a melhorar cada vez mais, e não só na aparência, mas na nossa auto estima! Maquiagem pra mim é como uma terapia, onde eu esqueço do mundo e dos meus problemas! Onde eu consigo me olhar no espelho e me amar do jeito que eu sou!!!
    E também acho que maquiagem não é pra esconder defeitos, como muitos dizem, muito pelo contrário, a maquiagem apenas realça o que temos de melhor… não acha!?
    bjinhos

  • Viviane Munhoz says:

    Assino em baixo Rê!!!
    Não é coisa da sua cabeça não, muita gente rotula quem se preocupa com aparência como “fútil” mesmo.
    Adorei o texto e os exemplos! #maisamorporfavor

  • Letícia says:

    Sem palavras Rê!! Sensacional seu post. Mais q amei :3

  • Hevelyn says:

    Discordo muito de quem diz que maquiagem é bobagem, porque ela tem um significado diferente pra cada mulher (ou homem) que usa. As vezes é uma representação de insegurança, um estímulo que a pessoa tem para se achar mais bonita. É algo que contribui para o bem estar dela! Isso é muito pessoal, mas acho que maquiagem é sim muito importante, porém deve ser usada com sabedoria para não sobrepor a pessoa que faz uso! Beijos

    http://www.detudoumtanto.com

  • Shara says:

    Oh meu Deus!Estou com problema sério com meu teclado rsrsrsr! Adorei o post! Realmente, sinto que estou brincando, toda vez que maquio lembro da época que pegava a maquigem da minha mãe para brincar de desfilar! Só que agora os produtos são meus e tenho mais opções.

  • Laila chaves says:

    Rê! Apoiadissima! É exatamente assim como me sinto… Apesar de não ter problemas de pele, gosto de me cuidar e de fazer arte com o meu rosto… É tão bom, é uma delícia se olhar no espelho e dizer “como estou gata hoje!”… Auto estima, auto confiança, tudo isso melhora! Super beijo pra vc! E mais amor e respeito por favor, sempre!

  • Isabela says:

    Adorei! Arrasou com a frase poética: “adptá-lo à alma do dia…”.

  • Yasmim Viana says:

    Que definição mais poética para maquiagem!!! Ameiiiii! s2

    Este post me emocionou demais. Belas e sábias palavras, Rê!

    Parabéns a você por nos ensinar a pegar nos pincéis todos os dias para descobrirmos um novo traço, uma nova cor, uma nova textura… Como é bom isso!!!

    Grande abraço.

  • Michelly says:

    Bom dia!

    Nossa, amei demais seu post!
    Valeu meu dia!
    Sempre amei maquiagem nesse sentido e as pessoas, a maior parte infelizmente, têm exatamente a ideia errada de que somos fúteis. Nada a ver mesmo!

    Tanto é que ano que vem começo meu curso profissionalizante no Senac, e o meu objetivo sempre foi mostrar às mulheres o poder que uma boa make tem de mudar sua maneira de se ver, de transmitir mais segurança, de nos sentirmos maravilhosas.
    Cada qual à sua maneira, cada qual com suas qualidades e imperfeições do ser humano.

    Nem sempre tenho tempo para comments, mas te acompanho every day!
    Muita saúde e sucesso.
    Você me passa a impressão de ser uma menina muito tranquila, simples.
    Continue assim!

    Beijos de Vitória/ES.

  • Natalia says:

    Perfeitissiiiimo Rê! Por isso amo os seus posts! Tenho a pele acneica e sofro muito com isso!
    Gostaria de aproveitar e já pedir mais posts sobre minha pele, iria amaaar!!! È muito dificil achar posts sobre tal … Bjão!

  • Milene says:

    Oi Rê! Concordo plenamente com você. Acho que precisamos ser mais leves e felizes no nosso dia a dia e se sentir bonita ajuda demais, né?
    Parabéns pelo blog. Muito bacana. Visito sempre que posso.
    Saudade de vc e das suas aulas também!
    Beijo grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *